História

A TV Guamá foi fundada inicialmente em 22 de janeiro de 2019 como SRI (Sistema de Redes Independentes), sendo mais tarde transformada na TV América Pará, afiliada a TV América do brasiliense Vinícius Cunha. Mais tarde, com a compra da estrutura da então TV Craft, a emissora foi transformada na TVC, que iria chegar a ser um “reboot” da TV Craft, porém foi nomeada para TVcrítica. Esta, lançada em março de 2019, teve como proposta uma emissora satirizada que mantivesse um certo tom de seriedade em relação aos fatos cotidianos. A TVcrítica permaneceu até meados de 2020, quando foi transformada na Rede Matriz.

A Rede Matriz foi lançada oficialmente em 16 de junho de 2020, lançando sua primeira logomarca tridimensional, com linhas abstratas. Na fase Rede Matriz, o conceito de emissora satírica foi deixado de lado, e a emissora passou a realizar uma programação mais séria. Também nessa fase, a emissora passou a produzir mais conteúdos tridimensionais, como a utilização de Cinema4D e The Sims 4.

Em 2021, a Matriz lançou uma nova logomarca e um novo pacote gráfico totalmente construído. Porém durou poucos dias, e em 20 de janeiro de 2021, a Matriz foi extinta pelo seu proprietário após uma discussão envolvendo ele e alguns outros participantes da TV Fictícia. Alguns dias depois, após a reconstrução dos laços, a emissora é reerguida pelo mesmo proprietário, que pretendia lançar uma nova identidade a esta. Após votação, o nome escolhido foi Rede Guamá.

Em 4 de fevereiro de 2021, a TV Guamá foi lançada em fase experimental, embora fosse oficialmente lançada em 8 de fevereiro. Essa fase foi marcada por amplos investimentos na área de produção e índices de audiência maiores. A Rede Guamá chegou em 2021 a ser a 16° maior emissora fictícia do país. Nessa fase também a emissora teve um ótimo avanço na cobertura nacional, chegando a ter mais de 30 afiliadas pelo país no primeiro semestre de 2022. No entanto, em abril após perda de alguns equipamentos vitais para o funcionamento da emissora, a Guamá passou a produzir seus programas a partir de equipamentos de menor qualidade, voltando a usar o Minecraft. Em maio, porém, a emissora oficialmente deixa de produzir sua programação e retorna 2 meses depois.

A Guamá retorna em julho de 2022, de forma silenciosa e sem grandes alardes. A programação voltou com grafismos produzidos de forma simples. Sem acesso aos programas tridimensionais, a emissora volta a produzir os grafismos de forma 2D, algo que deixou a mesma vulnerável ao crime de plágio. Em 4 de outubro de 2022, a Rede Guamá passa a se chamar TV Guamá. No fim de 2022, a emissora anunciou o fechamento da sua rede nacional, alegando forte influência infantil na comunidade da TV fictícia. As afiliadas remanescentes acabaram fechando ou se afiliando a outras emissoras. Em 1 de janeiro de 2023, a emissora se fecha ao estado do Pará e as suas filiais restantes nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins, e Espírito Santo.

Mais tarde, em 20 de março de 2023, a TV Guamá encerra suas últimas 4 filiais, se fechando ao estado do Pará. A partir disto, começa uma nova fase na emissora. Os grafismos tridimensionais voltam a ser produzidos oficialmente pela emissora, embora alguns tenham sido feitos já em 2022. A TV Guamá também começou a reconstruir seu jornalismo e finalmente produzir dramaturgia, em parceria com a Bedrock Estúdios. A emissora em 2023 chegou a ser a 24ª maior emissora fictícia em número de inscrições e a 4° mais lembrada pelo público, com 12 menções.